Como atualizar o Android? Veja o passo a passo completo

Os sistemas de celulares têm constantes atualizações. O usuário deve se atentar a elas, pois são importantes para o correto funcionamento do smartphone. Mas como atualizar o Android? Essa e outras informações você confere hoje, aqui.

A atualização é um processo simples, embora requeira um pouco de paciência. Afinal, durante ela não é possível usar normalmente o celular, que somente libera suas funções após a conclusão da instalação das novidades do sistema.

Havendo constantes atualizações e sendo elas cruciais para o bom funcionamento, veja agora como manter o seu celular Android sempre atualizado, seguro e plenamente funcional.

como atualizar o android

Tem dúvidas sobre qual plano de celular, internet ou telefone escolher? Acesse o Compara Plano e compare os melhores planos para você e sua família: https://comparaplano.com.br/

Como atualizar o Android?

A atualização do Android depende, primeiramente, de que o seu smartphone já esteja compatível com isso. Assim, a cada lançamento de novas versões do sistema ocorrem testes e adaptações para que os aparelhos de cada marca sejam compatíveis.

Isso, é claro, não ocorre de maneira automática, mas aos poucos. Por isso, primeiro é preciso analisar se o seu aparelho já tem compatibilidade com o novo sistema. 

A compatibilidade, por sua vez, se dá quando você receber uma notificação do sistema no celular.

Abaixo, veja como visualizar qual é a versão do sistema que o seu celular possui e, também, como atualizar o Android.

1. Verificando a versão do sistema Android

Para saber qual é a versão do sistema Android que o seu celular está utilizando é preciso seguir um passo a passo simples. Veja agora:

  • Primeiro, abra as Configurações do seu aparelho (engrenagem);
  • Então, na parte inferior da tela, clique na opção Sistema;
  • Logo em seguida, clique em Avançado > Atualização do Sistema. Em alguns celulares essas opções podem ser substituídas pela Sobre o Dispositivo;
  • Por último, a tela apresentará a opção Versão do Android e, também, Nível do Patch de Segurança. Basta clicar em cada uma delas para conferir as informações.

2. Como atualizar o Android no seu smartphone

Pois bem. Agora que você já sabe como conferir sua versão Android, pode se preparar para o lançamento das próximas. Entretanto, a instalação delas depende, antes de tudo, de que você receba uma notificação de disponibilização.

Portanto, obter a última versão somente é possível quando você receber uma notificação que informe a disponibilização dela do sistema. Nesse caso basta clicar sobre ela e dar início ao processo.

Além disso, você pode dispensar a atualização para postergá-la (para estar em conexão Wi-Fi, por exemplo). Nesse caso, portanto, veja como atualizar o Android com esse passo a passo:

  • Abra as Configurações do aparelho, da mesma forma que anteriormente;
  • Então, na parte inferior da tela, acesse mais uma vez a opção Sistema > Avançado > Atualização do Sistema. Outra possibilidade, a depender do modelo do seu celular, é Sistema > Sobre o Dispositivo > Atualização;
  • Ali estarão as informações sobre a existência de nova versão disponível ou não;
  • Dessa forma, caso haja, basta clicar sobre ela e seguir as instruções que aparecerão em tela.

Cabe ressaltar que não é possível atualizar o Android quando o celular estiver com pouca bateria. Assim, são necessários ao menos 15%. Da mesma forma, procure sempre promover a atualização em conexão Wi-fi, eis que ela requer muitos dados.

Por que é importante atualizar o Android?

Muitas pessoas postergam o passo a passo de como atualizar o Android. Seja por preguiça ou por falta de tempo, saiba que nenhuma das justificativas é suficiente, pois a atualização é crucial para a segurança do seu dispositivo.

Cada vez que há o lançamento de uma nova versão do sistema Android o Google leva em consideração todas as falhas apresentadas no último modelo. Ou seja, ele busca contornar problemas já apresentados. Igualmente, brechas antes não vistas.

Esse serviço de atualização do Android é essencial por apresentar novas ferramentas de segurança e diminuir as brechas de atuação de hackers. Afinal, considere que atualmente todas as informações e dados sigilosos sobre você estão no seu celular.

Aqui, considere dados bancários, números de telefone, números de documentos, endereço, fotos e imagens pessoais, documentos compartilhados, e-mail e muito mais! Dessa maneira, seguir as instruções de como atualizar o Android é uma maneira de se proteger.

Cada nova versão é milimetricamente testada para que os usuários possam usufruir de todas as funcionalidades sem que isso os coloque em perigo. Igualmente, o Google também promove uma atualização dos aplicativos, banindo aqueles que ofereçam perigos ao celular.

Por fim, assim como atualizar o Android é importante para a manutenção da segurança no uso do celular, também se destina ao oferecimento do maior número de funções aos usuários.

Quem deixa de promover as atualizações abre mão de boa parte das funcionalidades que o seu smartphone poderia estar oferecendo. Dessa maneira, não deixe de manter o seu celular sempre atualizado, pois isso melhora toda a sua experiência como usuário.

Desfrute das novidades constantes e dos níveis cada vez mais altos de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *